sexta-feira, 4 de março de 2016

O que se tornou Popular na música Erudita ? Os Termos mais usuais e um pouco de História.

        Hoje em dia o termo concerto é usado para qualquer atividade de música erudita que é apresentada ao público por orquestras ou grupos de camara, independente de sua formação ou gênero. 

"Fui a um concerto semana passada"

 " Vamos assistir a um concerto neste final de semana? "

  Ok, mas vamos assistir a um concerto ou um Concerto? 

           Concerto é um gênero musical que tem como principal característica o duelo elegante entre a orquestra e o solista, ou grupo de solistas. A palavra é herdada do verbo concertare, que em italiano significa embate. Esse duelo é realizado de forma a enfatizar o tutti (todos) ou o solo, com passagens e temas virtuosísticos para o solista e o peso, imponência e graça da orquestra, resultando num dos mais emocionantes gêneros da música erudita. O termo foi modernamente adotado para aquele ritual de assistir uma apresentação de música erudita: todos em silêncio, entrada do maestro, palmas apenas no fim e não entre movimentos. 




                                       Concerto para Piano Nº 21 em Dó Maior. K.467 - W. A. Mozart


       


          Algo muito parecido acontece com o termo "música clássica". Certa vez, li uma passagem que diferenciava o clássico do Clássico. Hoje se diz música clássica pra qualquer música de concerto, música antiga ou que siga esse ritual tradicional da música erudita e a essa finalidade damos o nome de música clássica. Mas não podemos nos esquecer que na história da música temos um período histórico chamado de Classicismo, ou período Clássico, que carrega consigo caracteristicas como: simetria da forma, a simplificação da melodia e tratamento dos ornamentos (em contradição ao Barroco todo ornamentado), além de outros aspectos sociais como o iluminismo e a visão do homem perante a natureza. Período esse onde se firmaram os gêneros como a Sinfonia e as Sonatas, embutidas com a forma sonata. É datado em 1750 até 1810, envolvendo compositores como W. A. Mozart ( 1756 - 1791 ), J. Haydn ( 1732 - 1809 ) e a primeira fase da vida de Beethoven (1770 - 1827). Além desse período, a musica é demarcada por outros como: Renascimento, Barroco e Romantismo. Por isso, é importante lembrar se estamos falando de música clássica - de classe, oposição moderna a música popular - ou da música do período Clássico.





Exemplo de música clássica, mas não Clássica. As Quatro Estações de Antonio Vivaldi ( 1678 - 1741 ), onde se encontram 4 concertos para violino, iniciando pelo belíssimo "Primavera", é uma obra do período Barroco.






 





Linha do tempo para os Períodos Musicais do Ocidente:



Nenhum comentário:

Postar um comentário