sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Você é bem articulado? Musicalmente falando, é claro...

       Olá caros amigos músicos e simpatizantes. A primeira postagem com conteúdo desse blog vai se dedicar a um assunto que detona nos vestibulares do país. Conceitos que passam despercebidos e só damos atenção quando somos advertidos sobre o erro. Articulações e seus sinais. 
      Vou abordar alguns sinais básicos de articulação e suas execuções, e aí quando vocês acertarem na prova irão se lembrar desse blog!

    Vamos lá!!

     Primeiramente, o que é articulação em música ? E pra que serve ? Todos estamos cansados de ouvir de um professor, ou maestro, que as notas tem vida, certo ? A articulação tem muita importância nesse colorido que os profissionais procuram. Tal como as palavras que saem de nossas bocas são bem entendendidas quando usamos da articulação fornecida pelos labios, dentes e língua, as notinhas musicais também podem compartilhar desse sabor de serem articuladas pelo instrumentista.
   Antes de avançarmos queria lembrá-los que existe a ligadura de frase, que serve para separar ideias musicais de outras. Como visto na foto abaixo, a ligadura tem significado de transmitir um contexto musical, uma frase ou ideia.
 
    Então vamos às principais situações de articulação sugeridas pelo compositor na escrita tradicional de música:

  • NON LEGATO : As notas são tocadas conservando seu valor integral, sem estarem “ligadas” umas as outras. Isso varia de instrumento para instrumento, por exemplo, nos de cordas friccionadas ( violino, violoncelo) tocar non legato seria o convencional, uma arcada para cada nota e respeitando a sua duração. Normalmente são as notas na partitura sem marcação de articulação, dando uma sensação de individualidade. Pode aparecer indicado pelo termo Non legato.

                                              (Beethoven, Piano Sonata Nº 15, Rondó)     

  • LEGATO: As notas são tocadas conservando seu valor integral, porém se encontram ligadas. Não existe espaço de silêncio entre uma e outra e isso também varia de instrumento para instrumento. Na voz, seria um fraseado cantado num só folego, tal como nos instrumentos de sopro. Nos de cordas friccionadas seriam tocadas numa mesma arcada e assim por diante. Essa articulação serve para dar uma característica de fraseado a certa passagem musical. È indicada pelo sinal de ligadura (como se fosse um arco), porém nesse caso se mantém a mesma nota, ampliando sua duração.

                                                         (Schumann, Fantasia Op.12 Nº4) 


  • STACCATO: A palavra Staccato é derivada do italiano Staccare, que significa destacar ou separar. É exatamente essa sensação que o compositor quer que você reproduza quando ele escreve esses pontinhos em cima ou embaixo da cabeça da nota. As notas aqui são separadas e tem sua duração reduzida pela metade. A função do Staccato é justamente de articular as notas uma a uma.

                                                                           (Clementi, Sonatina Nº3, I Mov.)


    • MARTELLATO OU MARCATO: O martellato, que deriva do verbo martelar em italiano. É uma acentuação mais forte que o Staccato. Na verdade, o staccato não tem acento e sim um destacar de notas. O martellato além de destacar, ainda acentua cada nota, dando uma outra cara ao fraseado musical. Ele é indicado por um sinal em forma de triângulo, ou seta, apontando para a nota.
     

                                                                     (Bruckner, Sinfonia Nº9, 2º movimento)



  • PORTATO: O portato (levado) é muito usado para manter a característica do som legato, mas com uma pequena marcação a cada nota. Sua duração é reduzida em 1\4 apenas e por isso é menos aparente que o staccato. Ele é indicado pelo sinal do staccato mas com a ligadura ao mesmo tempo. Muito bonito quando bem executado e exigido na hora certa!

                                                        (Shostakovich, Sinfonia Nº8, 2º movimento)


  • TENUTO: O tenuto (seguro) é uma notação que garante que a nota será executada em sua integral duração. È muito usado para assegurar a total duração de alguma nota, ou passagem, por exemplo: após uma sequência de articulações que reduzam as durações. Pode ser indicado com o termo ten. marcado em cima da nota ou com um traço horizintal.

                                              (Bártok, Mikrokosmos Vol. III, Hungarian Song)

    Espero que tenha sido esclarecedor! Até a próxima e obrigado.
     
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário