segunda-feira, 20 de junho de 2016

Instrumentos Medievais

          È muito difícil encontrar artigos, textos ou até postagens em português que detalhem e mostrem os instrumentos medievais. São poucos os autores que se debruçam nesse assunto e que possam nos fornecer formas de escutar e identificar esses instrumentos. Hoje com o auxílio da internet - acredito que essa plataforma multimídia sirva para isso - podemos realizar uma simples postagem, em um humilde blog, onde desfrutemos da possibilidade de ver e ouvir estes instrumentos.
        Vamos nos situar! O período Medieval, ou a Idade Média, em música, foi de extrema importância para a evolução dessa arte. Tivemos aí o surgimento de escritas mais precisas, composições que priorizavam o registro e execução a modo que o compositor queria, além de claro, a incrível evolução dos instrumentos.
        A Igreja Católica foi a maior promotra de música - ferramenta usada para difundir a palavra de Deus pelo mundo. A Música profana ia se disseminando mais amplamente por meio dos menestréis e dos poetas ambulantes, os trovadores. A Idade Média assistiu à explosão da arte musical sob todas as formas, das mais humildes às mais gloriosas.
        Vamos agora nos situar um pouco à sonoridade e à imagem de alguns instrumentos medievais e espero que vocês façam as relações possíveis com os instrumentos modernos!



 - Charamela















-Flauta doce e Alaúde Medieval















-Viola da Gamba















- Rabeca
















- Dulcimer















- Saltério














- Harpa Medieval















- Corno de caça, feito de chifre de animal.


- Alboque, Também feito de um chifre mas com palheta simples.


 - Tamboril, Para ser tocado a uma mão enquanto a outro toca a flauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário