quinta-feira, 13 de julho de 2017

5 Compositores Brasileiros de Música Erudita

       
      Olá pessoal! Se você chegou aqui pelo vídeo do YouTube, pode rolar para o compilado dos compositores. Se você caiu aqui no Blog direto antes do vídeo, o próximo parágrafo é para você.

      Resolvi fazer um levantamento de 5 compositores brasileiros da chamada música erudita. A forma que eu escolhi para trazer isso para vocês, leitores e espectadores, foi criar uma conexão entre o texto aqui e o vídeo lá. Clicando aqui, você será direcionado ao vídeo que contém a lista, uma breve contextualização e exemplos musicais dos compositores. Mais abaixo no texto, está montada a lista com gravações completas de obras sugeridas por mim.

     Dito isto, vamos à lista:






 Padre José Maurício Nunes Garcia   (1767 - 1830)



Sugestão de escuta:
Missa de Requiém (1816) 









  

Carlos Gomes (1836 - 1896)




Sugestão de escuta: O Guaraní (ópera) 





Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959)



 
 
Sugestão de escuta: Choros Nº10 "rasga coração"





 






Carmargo Guarnieri (1907 - 1993)





Sugestão de escuta: Sinfonia Nº2 - Uirapuru












Marlos Nobre (1939) 


 Sugestão de escuta: "Tango for Piano"




segunda-feira, 27 de março de 2017

Uma pegadinha musical para o dia da Mentira.

         Caros leitores, o post de hoje é breve, brincalhão ao quadrado e até com seu grau de beleza por trás. Trata-se da peça "Ein Musikalischer Spaß" K. 522 de W. A. Mozart. Temos o mundial dia da mentira se aproximando (01/04) e seria uma ótima ocasião para "trollar" aquele seu amigo estudante de composição, ou músico acostumado com a estética Clássica, mostrando essa "incrível" obra para ele. 

         Pouco se sabe sobre "Uma Piada Musical" - tradução ao pé da letra do nome - alguns dizem ser uma grande chacota aos péssimos compositores da época, outros dizem ser um retrato da maneira como Mozart não queria que a sua música (suas obras em geral) fosse tocada.
         
        O que posso afirmar a vocês, leitores fiéis, é que a obra está cheia de temas simples, meia-boca, sem criatividade ( o que não faltara ao nosso gênio, correto?), estruturas mal formuladas, acabamento horrível e por se segue a lista de anomalias. Ouçam até o final e tenham uma surpresa no último acorde. (Como eu gostaria de estar junto para ver a reação de vocês nessa hora!)

       Vamos ao que interessa! Partitura da obra aqui. O vídeo que selecionei, já contém uma partitura dinâmica. Bom divertimento e não esqueçam de comentar o que acharam! Até a próxima.